Para os amantes de viagens, que gostam de descobrir novos lugares, sentir novos ares e novos sabores, essa rota cervejeira é especial!
Grande parte da Serra Gaúcha foi colonizada por alemães, que trouxeram uma cultura muito particular para as cidades em que se instalaram. A tradição alemã traz o costume de festas muito animadas que incluem muita comida e bebidas típicas da gastronomia de seu país de origem.
O chopp é um dos destaques principais, presente desde dentro das casas até as celebrações mais importantes como o tradicional Kerb e os encontros de Cervejarias. O clima da região é propício para aproveitar essas bebidas que tem suas próprias particularidades!
Em 1516, o Duque da Bavária criou uma lei chamada “Renheitsgebot”, que significa “Lei da Pureza” traduzida para o português. Consiste em utilizar apenas 4 ingredientes na produção da cerveja, que são: água pura, malte, lúpulo e levedura. As cervejarias da região seguem essa lei com muita seriedade, proporcionando o melhor sabor e qualidade em suas bebidas.
Claro que fora o chopp artesanal tradicional, existem também vários outros tipos de cervejas, com sabores únicos, feitas especialmente para cada paladar e também para cada época do ano.
A Serra do estado do Rio Grande do Sul é rica em cervejarias de produção própria que inovam e impressionam nos sabores de suas cervejas artesanais. A Rota Cervejeira passa pelas cidades de Nova Petrópolis, Gramado e Canela, proporcionando um gostinho especial no seu passeio para a Serra.
Todas as cervejarias apresentam uma forma de degustação e apresentação de suas cervejas. Com isso, tem mais de 20 tipos de ceva para você experimentar e se apaixonar!
Seguindo os passos dessa trilha, só tem tempo bom! Qualquer época do ano é bem-vinda para a visitação desses lugares incríveis que iremos te apresentar.