Sicredi Pioneira: Uma consagração para Nova Petrópolis
Cooperados, Associados, gaúchos ou não, todos já ouviram falar do assunto deste artigo. Uma dica: gente que coopera cresce. Assim fica fácil saber né? Mas o que poucos sabem é que desde a fundação por um Padre até os 120 anos em operação, essa cooperativa, que conquistou a Serra Gaúcha, teve uma participação pra lá de especial no crescimento da cidade de Nova Petrópolis.
Fundada em 28/12/1902, a original Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, é a primeira cooperativa de crédito não só do Brasil, mas da América Latina. A cooperativa já teve 5 nomes até chegar no que conhecemos hoje: a Sicredi Pioneira e sua casa é aqui, nessa belíssima cidade!
Quer saber mais dessa história, siga a leitura!
Neste artigo você lerá sobre:
- O surgimento da cooperativa Sicredi Pioneira
- A importância para a região da Serra Gaúcha
- Um passeio no cooperativismo – pontos turísticos em Nova Petrópolis
O surgimento da cooperativa Sicredi Pioneira
Essa bela história começa quando nossa querida cidade de Nova Petrópolis ainda pertencia a São Sebastião do Caí, cidade localizada na rota do Vale do Caí, que passou a receber missões jesuítas de padres advindos de outros países.
Encarregado pela localidade de Linha Imperial, o padre suíço Theodor Amstad, junto ao seu burrico, teve como missão atender as pequenas comunidades locais que falavam alemão e assim fundou a paróquia de São Lourenço.
Vendo a situação crítica relacionada à economia e infraestrutura dos locais que atendia, o padre, juntamente com seus fiéis, organizou uma reunião na localidade conhecida atualmente como Alto Feliz e lá decidiram fundar a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, seguindo o modelo europeu chamado de “Raiffeisen” e tendo como ponto inicial de operação a cidade de Nova Petrópolis.
Empolgado, Theodor decidiu convocar uma assembleia para reunir os possíveis colaboradores, mas após 3 tentativas sem sucesso da mesma ocorrer, o padre acabou perdendo as esperanças. A situação foi mudada no dia 28/12/1902, quando o primeiro estatuto foi criado e assim fundada a Sicredi Pioneira. O primeiro grande empréstimo foi feito no ano de 1903, direcionado à construção da igreja evangélica de Nova Petrópolis, ainda em funcionamento.
A importância para a região da Serra Gaúcha
Em 1953, a organização ganhou sua primeira sede própria, que anteriormente se localizava na casa do gerente Josef Neumann Senior. Com a emancipação de Nova Petrópolis em 1954 e um auxílio governamental para planos de crescimento agrícola, a região, formada em sua grande maioria por latifundiários, pôde expandir e carregar o nome da cooperativa adiante. Em 1960, contando com 1.617 associados, já era a quinta maior cooperativa do estado.
Por fim, mas não menos importante, em 2010, através da Lei Federal 12.205/10, Nova Petrópolis passa a ser oficialmente a Capital Nacional do Cooperativismo, marco conquistado por ter abrigado a primeira cooperativa de crédito da América Latina. Atualmente, a cidade conta com 9 cooperativas, sendo 5 delas fundadas aqui.
Um passeio no cooperativismo – pontos turísticos em Nova Petrópolis
Atualmente a nossa querida cidade conta com diversos pontos turísticos relacionados ao cooperativismo, trazendo inúmeros turistas por dia e que às vezes passam despercebidos aos nossos olhos. Na Praça das Flores contamos com o “Monumento ao Cooperativismo”, representando o título da cidade e o centenário da atuação na cidade.
Além desse, no bairro de Linha Nova, a caminho de Gramado, encontramos a Praça Theodor Amstad, uma homenagem ao padre que tanto fez pela cidade. Nela, está localizada a primeira sede do Sicredi (ainda em exercício), assim como a Pedra do Cooperativismo e o túmulo do padre.
Visite Nova Petrópolis, o berço do cooperativismo e encante-se com suas maravilhas!
Leia também – Pórtico de Nova Petrópolis e Torre Medieval: Construções que encantam