50º Festival Internacional de Folclore reunirá 23 grupos visitantes
O 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis tem confirmada a presença de vinte e três grupos internacionais, nacionais e regionais. Com o objetivo de “Vivenciar culturas e criar memórias”, em comemoração ao seu cinquentenário, o evento será realizado entre os dias 12 e 30 de julho. As principais áreas do município que sediarão as atividades incluem a Rua Coberta, a Praça das Flores e outros espaços. O lançamento oficial do Festival ocorreu na sexta-feira, 2 de junho, no Salão Tannenwald do Parque Aldeia do Imigrante, onde foram divulgados os grupos participantes e demais atrações.
O prefeito Jorge Darlei Wolf destaca que o Festival Internacional de Folclore, em seu 50º aniversário, promete uma programação diversificada, repleta de riquezas culturais, elemento central do evento. A cidade de Nova Petrópolis se sente honrada em receber todos esses folcloristas, representantes das manifestações culturais do Brasil e do mundo, no Palco da Diversidade.
A corte do Folclore Alemão, formada pela rainha Ângela Nicole Fuhr, pelas princesas Karol Michaelsen Fassbinder e Érica Bratz Pescador, e pelas embaixatrizes Andrielly Larissa Wildner da Rocha, Gabriela Kich e Jessica Fernanda Schaab, receberá os integrantes dos grupos e o público do 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis.
Além dos sete grupos internacionais, dez nacionais e seis regionais, o evento contará com a participação de diversos conjuntos locais, como companhias de dança, orquestras e outros. Uma das atrações confirmadas para o evento é o espetáculo “50 anos de Emoção”.
Essa é uma realização conjunta da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis, faz parte do calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, além de ser um evento oficial do Rio Grande do Sul. O Festival recebe financiamento do Pró-Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio master da Dakota – ser linda é ser feliz, Multimóveis e Sicredi Pioneira. Também são patrocinadores o Pão d’ Gula Alimentos, Banrisul, Corsan – evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Suibom, além do apoio da RBT Internet, Parque Aldeia do Imigrante, Casa Cooperativa e Rota Romântica.
Grupos internacionais:
Estampas de México – México
Compañia Danza Colombia Internacional – Colômbia
Ballet Ucraniano Roksolana – Argentina
Grupo Folclórico Internacional Remembranzas – Paraguai
Ballet de Arte Folclorico Argentino – Argentina
Takina I Te Ahi – Chile
Firqat Al Arz – Argentina
Grupos nacionais
Grupo de Cultura Os Cariris – Paraíba
Grupo de Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá
Grupo Pôr do Sol – Paraná
Açor Sul Catarinense – Santa Catarina
Grupo Parafolclórico Frutos da Terra – São Paulo
Grupo Sarandeiros – Minas Gerais
Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros – Minas Gerais
Parafolclórico Frutos do Pará – Pará
Índios Pataxós da Aldeia Coroa Vermelha – Bahia
Txai Cia de Danças Populares – Ceará
Grupos regionais
Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa – Ijuí
Grupo Endanz – Ijuí
Invernada Adulta CTG Vaqueanos da Tradição – Porto Alegre
Grupo Kadima – Porto Alegre
Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos” – Porto Alegre
Folclore Ucraniano Solovey – Canoas
Para obter mais informações, acesse: