Parque Pedras do Silêncio: História e arte na Serra Gaúcha
Natureza, silêncio, riqueza em história e tradição. É assim que se apresenta a cultura dos imigrantes alemães através das esculturas Pedras do Silêncio.
Desenvolvido para contar a história da imigração, através da expressão de arte, o Esculturas Parque Pedras do Silêncio te leva a uma imersão muito gostosa de se viver. Através de um caminho intuitivo em meio a natureza, o visitante vai descobrindo detalhes muito interessantes, permitindo-se imaginar e refletir conforme passa pelas obras.
O parque apresenta um roteiro autoguiado, onde a pessoa vive a experiência, aprendendo e apreciando no seu próprio tempo. É permitido fotografar e registrar a magia do local.
Ao longo do passeio, que é de aproximadamente 400 metros, você conhece mais de 80 obras em arenito e, entre elas, você encontra bancos e sombra para sentar e aproveitar os mais diversos sons da natureza e respirar o ar puro.
O nome do parque surgiu de uma percepção de que as esculturas se mantêm em silêncio e ao mesmo tempo contam com tanta riqueza cada detalhe dessa incrível história.
Para ambientar mais ainda seus visitantes, a estrutura do local é toda feita com uma técnica alemã, chamada “Enxaimel”, que consiste em construir as residências com a estrutura de madeira – sem pregos -, encaixando as vigas umas nas outras, presas com tarugos de madeira também. Para finalizar, as paredes são fechadas com tijolos, pedras ou ainda somente galhos e argila.
Além disso, o parque é todo desenvolvido a partir da acessibilidade, tendo acesso por todo o caminho através de rampas bem estruturadas. Seus funcionários também disponibilizam guarda-chuvas no caso da virada de tempo, para que o passeio continue dentro do cronograma de seus visitantes.
Você também vai gostar: Tour Panorâmico: Passeio de Jardineira Nova Petrópolis
Idealizado com o objetivo principal de resgatar os laços da imigração germânica, os criadores deste local traçaram um roteiro histórico e cultural para servir de base para a criação das esculturas.
Vários historiadores da região e descendentes de alemães integraram a equipe durante esta fase, que foi de grande importância para o desenvolvimento do projeto. E foi a partir do roteiro que três artistas gaúchos iniciaram o sonho de construir as obras para o parque.
O projeto iniciou em 2011, mas foi somente em 14 de Novembro de 2014 que teve sua inauguração com muito sucesso na cidade de Nova Petrópolis, estando a partir dali, aberto à visitação.
Para resgatar e divulgar a história da imigração germânica e também homenagear os bravos imigrantes que deixaram sua terra natal para colonizar e plantar na região da serra gaúcha, foram necessárias mais de 300 toneladas de arenito em pedra. Este tipo de rocha foi escolhido por ser abundante nas redondezas e também por ser conveniente ao trabalho na hora de esculpir.
No desenvolvimento das obras, três escultores gaúchos colocaram na prática a história através das esculturas:
- Cristovão Hullen, natural de Três Passos – RS, teve seu primeiro contato com arenito neste projeto, que seria o material ideal para a construção das obras, que ficam expostas ao ar livre. Em 2013 dedicou-se integralmente em esculpir as esculturas para o parque.
- Rogério Bertoldo, por sua vez, natural de Julio de Castilhos – RS, já tinha contato com este tipo de rocha desde meados de 2005. Mudou-se temporariamente para Nova Petrópolis para dedicar-se a desenvolver 46 das obras que fazem parte do acervo do parque.
- Rodrigo de Azevedo, sendo natural de Montenegro – RS, compôs e esculpiu uma obra especial para a temática do parque, que pode ser admirada no local.
Quer conhecer um pouquinho mais do parque antes mesmo de chegar até lá? O site do Esculturas Parque Pedras do Silêncio disponibiliza um tour em 360º, totalmente gratuito e digital.
Você pode se ambientar e pesquisar antes de visitar, o que com certeza vai gerar uma curiosidade de conhecer pessoalmente esse lugar incrível, além de visitar a cidade de Nova Petrópolis, onde você se sente em um pedacinho da Alemanha, dentro do Brasil.
Como é o acesso ao parque, horários e ingresso
O valor da entrada inteira do parque é de R$40,00 e a meia entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos é de R$20,00.
O horário de funcionamento é todos os dias das 9:30 às 18:00. Para chegar, o acesso é através da ERS 235 (Rodovia que liga Nova Petrópolis e Gramado), na altura do KM 13. O parque se localiza na Rua Emilio Dinnebier Filho, 560, na Linha Brasil.
Todo o caminho para o parque é sinalizado e é feito por vias asfaltadas. No local há estacionamento tanto para carros como para ônibus também.
Para mais informações, entre em contato com os responsáveis pelo parque:
Você já visitou o parque? Conta pra gente como foi a sua experiência!